Logo-2017

0

Pão amanteigadinho.

30/11/2010 - 0 Comentários - Receitas | Açúcar refinado, Farinha de trigo refinada, Fermento fresco instantâneo, Manteiga, Pão

Sim, eu uso diminutivos o tempo todo. haha Nesse caso faz bastante sentido, porque o sabor de manteiga fica suave.

Estou insistindo nas tentativas de pão até pegar o jeito. E esse aqui considerei um avanço. :)

1 3/4 xícara de farinha branca

1 tablete (15g) de fermento fresco

1 colher de sobremesa de açúcar

2/3 colher de sobremesa de sal

3/4 xícara de água morna

2 colheres de sopa de manteiga amolecida (se preferir, pode substituir por uma de azeite)

Desmanchei o tablete de fermento misturando com o açúcar e em seguida misturei a água.

Lembrando que a água deve estar morna pra fria, caso contrário o fermento morre e o pão não cresce nunca mais.

Bom, depois coloquei a primeira xícara de farinha misturando com uma colher. Acrescentei o sal, a manteiga e o restante da farinha. Quando tudo incorporar a massa vai estar meio mole, mas não gruda na mão.

Sovei um pouquinho, de leve, só pra ter certeza que estava tudo incorporado direitinho. Fiz isso na tigela mesmo, sem enfarinhar nem nada.

Deixei crescer dentro do forno desligado, e em 1:20h já tinha dobrado o tamanho.

Formei uma bola e deixei crescer mais uma vez, por meia hora, na forma de bolo inglês untada e enfarinhada. 15 minutos antes de colocar pra assar pré-aqueci o forno à temperatura média-alta.

Depois que cresceu pincelei com óleo e joguei gergelins crus por cima (eles tostam no forno quente).

Assei por 10 minutos em forno médio-alto, e mais 25 em fogo médio, com outra forma embaixo da do pão, onde coloquei meio copo de água. Isso era uma dica do lugar de onde tirei a receita original que fui adaptando. Acho que isso ajuda a ficar macio, não sei direito.

A mudança de temperatura deveria ajuda a formar uma casquinha crocante, mas a minha não ficou.

Resultado: um pão macio e consistente, perfeito pra sanduíche, com um sabor bem leve de manteiga. A única coisa que não funcionou foi o jeito que tentei usar pra "colar" os gergelins na casca. Preciso pesquisar isso. Da próxima vez vou tentar fazer com um pouco de farinha integral e umas castanhas dentro da massa.

Resumo da Receita

Pão amanteigado

Fonte: adaptado de peterandrewryan.com
Tempo de preparo (mão na massa): 20 minutos
Tempo de preparo (total): 2h 45 minutos

1 3/4 xícara farinha de trigo - 1 tablete (15g) fermento fresco instantâneo - 1 colher de sobremesa açúcar - 1 colher de chá sal - 3/4 xícara de água morna - 2 colheres de sopa manteiga amolecida (se preferir, substitua por 1 colher de sopa azeite)

Desmanche o tablete de fermento misturando com o açúcar, adicione a água. Coloque 1 xícara farinha misturando com uma colher. Acrescente a manteiga, o sal, e o restante da farinha. A massa fica um pouco mole, mas não gruda na mão. Sove rapidamente para se certificar que a massa esteja uniforme. Deixe descansar em uma tigela coberta com plástico em local protegido de correntes de vento, de preferência em local levemente aquecido - por exemplo, dentro do forno desligado. Ela deve crescer até dobrar de volume, em torno de 1 hora. Forme uma bola com a massa e transfira para uma forma untada e enfarinhada, onde ocupe metade do espaço disponível. Cubra novamente com plástico e deixe descansar por mais 30 minutos, no mesmo local protegido. Leve a assar com uma assadeixa embaixo da forma do pão, em forno préaquecido. Asse a 210°C por 10 minutos. Baixe a temperatura para 180°C, jogue meio copo de água fria na assadeira (não na forma do pão) e asse por mais 25 minutos assim, até que o pão tenha crescido mais um pouco e esteja com o topo marrom claro. Deixe esfriar por 10 minutos dentro da forma, depois transfira para uma gradinha e espere esfriar por completo.
Rende 1 filão pequeno. Dura até 5 dias à temperatura ambiente, guardado envolto em pano de prato sobre uma tábua, com o lado cortado apoiado na tábua.

 

IMPRIMIR

Deixar um Comentário