Logo-2017

0

Esquilo!

16/12/2010 - 0 Comentários - Receitas | Açúcar mascavo, Bicarbonato de sódio, Biscoitos, Farinha de trigo refinada, Gengibre, Manteiga, Mel, Ovo

Pra alegrar a vida do menino, que ta morrendo resfriado e não pode nem sair de casa, fiz uns esquilos.

Esse cortador serve pra você poder pendurar o biscoito na borda de um copo/xícara (presente de uma amigona), mas como a massa que usei cresce e fica fofinha acabou não dando certo. Não faz mal. Ainda assim são belos esquilos!
Essa receita é de bolachinha de gengibre (aka bolachinha de natal), e rende 40 bolachas de 5cm de diâmetro. Mãs, pra mim a conta ficou meio diferente, porque fiz mais de uma massa e deixei o final dela pros esquilos, que são meio grandes. Preparei à noite pra assar de manhã, porque é bom deixar bastante tempo mesmo na geladeira.

É o seguinte:
Para as bolachas

Ingredientes

100g de manteiga (= 1/2 barra)
1 xícara de chá de açúcar mascavo 
4 colheres de sopa de mel 
2 xícaras de chá de farinha de trigo 
2 colheres de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio 
1 ovo batido
manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar (em vez disso, uso papel manteiga)

Modo de Preparo

1. Numa panela, junte a manteiga, o açúcar mascavo, o mel e leve ao fogo baixo. Mexa com uma colher até obter uma calda. (Da próxima vez, acho que vou peneirar o mascavo. Aquelas pelotas acabam derretendo só quando põe no forno e grudam no papel manteiga.)

2. Numa tigela, peneire a farinha de trigo, o gengibre e o bicarbonato. Misture bem com uma colher e acrescente a calda derretida e o ovo batido. Mexa até obter uma massa uniforme.

3. Embrulhe a massa em filme plástico. Não se preocupe com a consistência, pois a princípio a massa fica muito mole. Leve à geladeira por no mínimo 12 horas.

4. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

5. Em uma superfície enfarinhada (pouca farinha!), abra metade da massa de cada vez, usando um rolo, até que fique com 0,5 cm de espessura. Use os cortadores ou a boca de um copo.

6. Prepare as formas e distribua as bolachas, deixando +-2 cm de distância entre elas. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 12 minutos ou até começar a dourar embaixo.

7. Retire do forno e deixe esfriar. Quando as bolachas ficarem firmes, retire-as com a ajuda de uma colher ou espátula. Se quiser, enfeite com glacê. Conserve num recipiente fechado, em local seco e arejado, ao abrigo da luz direta do sol.

 

Para o glacê

Ingredientes

1 colher de chá de sumo de limão ou laranja
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro 
corante alimentício a gosto (cuidado pra não deixar o glacê líquido demais, se precisar ponha mais açúcar)

Modo de Preparo

1. Numa tigelinha, misturar tudo com um garfo, até obter um creme que não escorra.

2. Reserve um pouco do glacê branco e tinja o restante nas cores desejadas.

3. Enfeite os biscoitos com a ajuda de um palito ou de um saco de confeitar.

Resumo da Receita

Bolacha de gengibre

Fonte: caderno de receitas da minha avó Nelci
Tempo de preparo (mão na massa): 15 minutos + 30 minutos
Tempo de preparo (total): 13 horas

Para a massa: 100g de manteiga - 1 xícara açúcar mascavo -  4 colheres de sopa de mel - 2 xícaras de farinha de trigo - 2 colheres de chá de gengibre em pó - 1 colher de chá de bicarbonato de sódio  - 1 ovo batido - manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar a assadeira

Para o glacê: 1 colher de chá de sumo de limão ou laranja - 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro - corante alimentício a gosto

Junte a manteiga, o açúcar mascavo, e o mel em uma panela pequena levar ao fogo baixo. Mexer com uma colher até obter uma calda uniforme. Em uma tigela, peneirar a farinha, o gengibre e o bicarbonato. Misture bem com uma colher e acrescentar, aos poucos, a calda derretida e o ovo batido. Mexer até que a massa fique uniforme (a consistência estará mole). Embrulha-la em plástico e levar à geladeira por 12 horas. Ao retirar da geladeira, separar a massa em duas partes iguais e abrir uma de cada vez com rolo sobre superfície levemente enfarinhada, até que fique com uma espessura uniforme de 0,5cm. Formar as bolachas usando cortadores ou a boca de um copo.

Pré-aquecer o forno a 180ºC, untar e enfarinhar duas assadeiras grandes, e distribuir as bolachas deixando 2cm entre elas. Levar a assar por 12 minutos, ou até que as bolachas comecem a dourar por baixo. Retirar do forno, esperar até que esfriem completamente. Depois que as bolachas estiverem frias e firmes devem ser retiradas das assadeiras com a ajuda de uma espátula ou colher, e então podem ser guardadas ou decoradas com glacê.

Para fazer o glacê, peneirar o açúcar de confeiteiro sobre uma tigelinha e adicionar o sumo, misturando com um garfo até formar um creme que não escorra. Separar uma parte de glacê branco, tingir o restante nas cores desejadas em tigelas separadas, e mantê-las tampadas enquanto não estiver usando. Se, ao adicionar corante, o glacê se tornar muito líquido, compensar acrescentando açúcar de confeiteiro. Decorar à gosto usando saco de confeitar com bico fino, ou palitos. Esperar o glacê secar completamente antes de guardar (pelo menos 6 horas).

Rende 40 unidades (se cortar biscoitos redondos de 5cm). Dura até 1 mês em temperatura ambiente, guardado em recipiente hermético.

IMPRIMIR

Deixar um Comentário